sábado, 8 de maio de 2010

O MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E JARDIM BOTÂNICO DA UFMG, É DE + !

Situado na Av. José Candido da Silveira, 1035, no bairro Santa Inês, é uma excelente opção de lazer, entretenimento e cultura. Possui fácil ascesso de ônibus e metrô, além de estacionamento externo. Não funciona na segunda-feira e cobra taxa de entrada.
São 600 mil metros quadrados, divididos em espaços diversos: construções que abrigam exposições permanentes nas áreas de paleontologia, arqueologia, minerologia e biologia; mata que reúne várias espécies vegetais nativas( algumas ameaçadas de extinção) e animais silvestres; belos jardins; laboratórias onde se realizam experiências para o público visitante; canteiros de plantas medicinais e viveiro de mudas.
Todas as atividades sugeridas aos visitantes são monitoradas por estudantes da UFMG. O museu possui um cronograma de horários para realização de algumas atividades. 
Nesse espaço também se encontra, o Presépio do Pipiripau, com 104 anos de existência, funcionando com movimento cenográfico apenas nos finais de semana.
Caminhando pelas trilhas, de preferência através de visita monitorada, pode-se ver alguns dos animais silvestres, principalmente os micos, as cotias ( que são numerosas e não se intimidam com as pessoas) e também pássaros. O ar puro e o frescor da mata ajuda no relaxamento físico e mental. Há também muitos frutos e flores, além da chance de conhecer espécies importantes da flora brasileira, como o pau-brasil.
Observando os jardins podemos visualizar um lago artificial, um canteiro de plantas aquáticas, obras de arte variadas, quiosques, bancos e ruas com casas onde funcionam os escritórios, arquivos e laboratórios de pesquisas, todas muito charmosas, em estilo antigo e bem conservadas.
Para o conforto dos visitantes, o local possui banheiros, aguá potável e uma cantina para lanches rápidos. Quem preferir um pouco de saudosismo, poderá também utilizar o espaço para realizar um belo piquenique.
A simpatia dos funcionários e as preciosas informações são outro ponto relevante. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário